Total de visualizações de página

TELESCÓPIOS PARA ASTRÔNOMOS AMADORES

       Muitos pedem conselhos sobre melhor escolha de um telescópio, preços, marcas e tamanhos. Nada melhor que um resumo sobre cada tipo de equipamento, apresentando vantagens e desvantagens de cada tipo de óptica, o que se deve observar antes decidir qual comprar.
Bom, na parte técnica, o que deve-se saber de um telescópio:
     A coisa mais importante, o diâmetro da lente, quanto maior a lente objetiva, mais luz ela capta, maior a resolução, então poderá ampliar mais a imagem, destacando mais detalhes. Existem sites, principalmente de vendas em geral, sem especialização, que vendem telescópios pequenos, de 70mm dizendo que ampliam mais de 500x, mentira, fisicamente impossível, via de regra, o zoom máximo é 2x o diâmetro, por exemplo: o 2º telescópio da imagem tem 150mm de diâmetro por 2x = 300x de aumento, acima disso a imagem começa a ficar embaçada. O telescópio geralmente vem com 2 oculares, podem ser trocadas quando quiser, e podem ser adquiridos mais oculares para diferentes ampliações, segue o seguinte cálculo: Usando o mesmo 2º telescópio da imagem, a distancia focal dele é 750mm (distância entre a lente objetiva e a ocular), e a ocular de 10mm, divide-se 750/10= 75x de aumento, assim poderá usar lentes com menor distância focal e ter maiores aumentos, pode adquirir também uma Barlow em conjunto com a ocular, que pode dobrar a ampliação, tem modelos de 2x até 5x. 
    (1) - O modelo mais simples, é o refrator, ou telescópio Galileu (inventado por Galileu em 1609). Possui uma lente objetiva de vidro de baixo grau na frente, e uma ocular com grau elevado onde se apóia o olho, tem ótima qualidade, ótimo para quem está iniciando e quer começar por um pequeno telescópio, porém em maiores aberturas, principalmente acima de 100mm de diâmetro tornam-se caros, praticamente o dobro de um telescópio refletor. Outra desvantagem é que a luz captada precisa atravessar a lente objetiva, o que perde uma pequena quantidade de luz, em alguns casos existe aberração cromática, mas é quase insignificante.
   (2) - Telescópio refletor, ou Newtoniano (inventado por Isaac Newton), possui como lente objetiva um espelho côncavo que fica no fundo do tubo, a luz dos objetos são absorvidos pelo espelho e refletidos para um espelho secundário menor que fica na direção oposta, deste espelho menor a imagem é focada para a ocular, à 90º, esta ocular fica ao lado do tubo. É o telescópio com melhor relação custo/benefício em relação ao diâmetro, não tem perda de luz devido às lentes, tem o tubo mais curto que o refrator, sendo assim mais compacto e fácil de transportar. Suas desvantagens são que necessita colimação periódica (calibração do espelho), pois com a vibração o espelho principal pode desalinhar, caso o transporte seja pouco ou é feito corretamente, a colimação é quase dispensável, a cada 2 anos ou mais. Existe o bloqueio de luz pelo espelho secundário, mesmo que seja pouco, este espelho fica na frente do espelho principal e bloqueia uma pequena parte da luz. Outra desvantagem, com o passar dos anos, a lente objetiva pode acumular umidade entre outros fatores que diminuem a reflectividade, o espelho principal pode precisar de nova metalização, ou seja, uma nova camada geralmente de alumínio é empregada sobre o vidro, é feito em lojas especializadas, pode ser mandado via correios, mas se tiver sempre cuidado, isso é praticamente dispensável, pode durar até mais de 10 anos. A colimação se faz em questão de poucos minutos e a metalização é rara e não é tão cara, em telescópios grandes não passa de 100 reais.
  (3) - Telescópio Cassegrain, é um telescópio refletor com refrator, chamado de catadióptrico, possui um espelho ao fundo, um espelho secundário à frente que reflete novamente ao fundo a imagem, que passa pelo furo no espelho primário e atinge a ocular, na frente do tubo existe uma película, chamada também de menisco, que ajuda na qualidade da imagem, eliminando a aberração esférica do espelho primário que existe neste tipo de telescópio, pois a distância focal é bem curta. A vantagem está principalmente ao seu tamanho, é bem compacto, mesmo tendo 300mm de diâmetro, é bem curto, como visto na imagem, a qualidade da imagem não supera os refletores, além disso são muito caros em relação aos outros modelos.
    (4) - Refletor dobsoniano, é um telescópio refletor como o anterior (2), mas ao invés do tripé, possui uma montagem simples, permite assim como os outros, os movimentos para cima e para baixo, e para os lados, é mais fácil manejar, além disso é o mais barato de todos, se quer gastar pouco e ter um telescópio com grande abertura, esta é a melhor opção. A única desvantagem, é que não pode ser motorizado, a não ser que seja de fábrica, mas isso só em outros países. Esta motorização pode ser colocada nos modelos com tripé, para acompanhar o movimento aparente do céu, com grande ampliação, os planetas se movimentam e é preciso acompanhá-los com o telescópio.
   No Brasil as marcas consagradas são encontrados apenas em sites, procurem pelas seguintes marcas recomendadas por todos os astrônomos experientes: Órion, GSO, Celestron, Meade, Vixen e SkyWatcher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário